19/09/2012

O Samba da Minha Terra



Em semana de muitos concertos comemorativos do Ano do Brasil em Portugal, nada mais apropriado do que deixar algumas versões tropicais tentando evitar os lugares comuns, muito a contrário da programação musical feita pelo suspeito do costume, Zé Ricardo (???).
Após o lançamento de uma das verdadeiras obras-primas da música brasileira - "Acabou Chorare" - os brasileiros Novos Baianos intensificaram a sua mistura de samba, choro e frevo filtrado por rock ácido e vida comunitária hippie. De 1973, "Novos Baianos F.C." é o retrato desse período e é aí que se encontra a regravação do clássico de Dorival Caymmi. Se até ao 1º minuto a abordagem parece relativamente convencional, tudo se transforma com a entrada da eletricidade comandada por Pepeu Gomes.
O original teve também diferentes versões gravadas pelo seu compositor. A aqui incluída é de " Eu Vou Para Maracangalha" de 1957.
Caetano Veloso disse uma vez do compositor de "O Samba Da Minha Terra" : "É verdade que Caymmi compôs pouco mais de 100 músicas, mas todas são obras-primas. Quem é o compositor que pode se das a esse luxo? Eu queria ser preguiçoso assim".



Sem comentários:

Enviar um comentário